segunda-feira, 2 de março de 2015

MUSCULAÇÃO - PARTE III

E se eu ficasse malhada. Sarada. Cheia de músculos. Sem nenhuma celulite, estria, ou gordura localizada. E se eu colocasse 300 ml de silicone. Estou caminhando, ao meio dia, na academia vazia, pensei isso, pela primeira vez: e se eu ficasse com o corpo todo desenhado e as carnes não fizessem mais aquele balanço feito gelatina.  Estava aqui só imaginando, em tingir o cabelo de loiro, usar mini saia e salto alto. E aos finais de semana usar um biquíni fio dental. Tudo isso seria o quê? Onde mora a felicidade e a satisfação e o amor próprio? Do que adianta ser cheia de músculos e ainda assim ser vazia? Uma pessoa malhada mora ao seu lado? Se olhe no espelho. Respire. Pense bem. Pense em satisfação, saúde. Vamos. Não fique deprimido. Não tente esconder a barriga numa cinta apertada. Pare de pensar na vizinha malhada de bunda empinada. Não vejo motivos de você sentir ódio. Dê nome pra as suas fraquezas e falta de coragem. Vai correr na orla, comer alface o dia inteiro, dói menos. Ou então, bebi água que a fome passa. 

Faça do espelho o seu melhor amigo e comece a se amar. Faça do seu corpo um lugar bom para seu espírito morar. Isso. Pare de se lamentar porque tomou chopp e comeu fritura. Se os outros tem mais saúde que você, com certeza foi por merecimento. Por cuidado. Por carinho. Por amar a si próprio. Pense como seria sua vida se você parasse de julgar quem mora ao lado, e começasse a cuidar de você. Não, aliás, faça melhor ainda, não pense, faça acontecer. Você não está triste a toa. Insatisfeito. Inconformado. Uma dose de disciplina e força de vontade já muda muita coisa. Vá até o banheiro, tire a roupa e olhe para você. Satisfeito? A pessoa que mora ao lado ainda consegue ser mais bonita que você? Porquê? Os outros. Olhe. Os outros. Vamos. Olhe para você e esqueça os outros. Cuide de você, da sua vida, dos seus problemas. Dê nome as suas insatisfações. Insatisfações com nomes são insatisfações e não acomodações. Talvez assim encontre as soluções. 

Não vá malhar porque todo mundo diz que está na moda. Não se arraste pela academia como quem carrega um saco pesado. Não faça dietas só porque alguém te disse que você está "gordinho". Não emagreça sem saúde porque é preciso caber nas roupas do verão passado. O importante é se sentir bem. Terrível mas tem gente que só malha por obrigação, faz dieta da sopa, do líquido, dieta das celebridades, sem glúten, sem lactose, ou qualquer uma que esteja na moda no momento. E quando o Verão se aproxima, então o desespero começa a bater na porta, aí o corpo perfeito tem que ser seu de qualquer jeito? A qualquer custo? Faça-me um favor, vá comer o brigadeiro escondido pra distrair. Se for por obrigação, nem vá. Não malhe, não levante peso, não faça agachamento, não fique na esteira contando as horas, minutos e segundos. Não faça abdominais, não vá para academia. Sorria. Deixe o suor sair do jeito que te faz feliz. Encontre seu templo. Seu parque de diversões. Um lugar onde você libera a energia pra renovar. Pense no momento, que é hoje, agora. Mais vontade, por favor. Mais coragem. Mais um dia de alegria. Mais uma liberação de endorfina. Mais esporte. Mais vida. Mais saúde. Mais gratidão. Nunca por consciência pesada, por que comeu além da conta no final de semana. Sempre porque a gente adora ir à academia, jamais um pavor ou uma obrigação. Sempre um lazer, jamais um dever. Sempre uma vontade repentina que só passa depois que liberamos energia que é força acumulada ou stress do dia a dia. Desprenda-se. Solte a fúria. Grite. Põe essa raiva toda pra fora. Não acumule insatisfações. Talvez assim você sinta, com a camisa encharcada entre um exercício e outro uma sensação de prazer e bem-estar. Um dia você vai aprender. O quê? A ser você mesmo. Um dia você será. De verdade. Um dia. Verdadeiro. Entregue. Um dia você vai se aceitar. Exatamente como você é. Sem obrigações. Sem a busca incessante por algo que nem sabe o que é. Mas você não quer mudar isso porque? Muito trabalho? Muita dor? É bem mais fácil ficar aí sentado assistindo TV enquanto devora uma barra inteira de chocolate. Então vai, se conforme como a sua gordura acumulada que diz que não importa, mas é o que mais te incomoda. A diferença mora entre as pessoas que vencem seus próprios limites e as que se limitam em tudo que pensam que não conseguem fazer pelo simples fato de nunca ter tentado. Ou pior, por achar chato o que nunca fez ou experimentou fazer. Eu continuo aqui na esteira já faz mais de uma hora e nem vi o tempo passar. 

(continua)



Texto e Foto: Laila Guedes

Nenhum comentário: