segunda-feira, 2 de março de 2015

FILTRO DOS SONHOS


Basta ACREDITAR! Estou sonhando, não sei se é real, até que abro os olhos e vejo meu reflexo no espelho. Quando me aproximo, me encontro com roupa de dormir. Pergunto o que está acontecendo e não escuto mais aquela voz interior. A mesma voz que sempre vem me contar o que se passa em meu olhar. É também o meu guia sonoro no caminho da vida. Eu fico sem entender certas coisas, porque as pessoas perdem tanto tempo querendo ser o que não é – qual a voz que diz quem somos nós e qual o motivo de estarmos aqui -, e ao mesmo tempo fico refletindo porque as pessoas tentam esconder as suas fraquezas. O reflexo do espelho não é o seu verdadeiro eu?

Cuidado com o que diz hoje que pode ser o seu julgamento de amanhã. Há uma voz que chora vez em quando, o motivo eu não sei bem, porque a voz derrama tantas lágrimas, certamente, não sei se ela vem de dentro ou se perdeu lá fora – não tive tempo de conversar comigo mesma esses dias. A voz se calou, está um silêncio aqui dentro, eu perdida dentro de mim, não encontro lugar para me encaixar. Fico encostada na parede de um julgamento, esperando o próximo preconceito, que está por vim. As pessoas que me rodeiam sempre tem algo a dizer, mesmo que não compreendam muito bem o sentido que me faz seguir. O meu jeito incomoda, as minhas escolhas também, tudo aguça ainda mais o julgamento e preconceito alheios. 

Alguém te fala como deve ser, o que deve fazer e por onde tem que seguir. Quinze minutos depois, você muda tudo de lugar, e todo mundo pensa que desistiu. Por que sumiu, ou recuou, ou ficou por um tempo parado observando os passos que não deu. Aí você aparece, mas ainda não consegue se ver. Começa uma espécie de análise interior em que a voz diz que está no lugar certo, na hora certa e preparado para vencer. Nessa hora, você vai com tudo sem nem olhar ao redor. Então seu coração acelera, e você consegue ir além, ao invés de contemplar o caminho, seu pensamento distraído vislumbra o que ainda está por vim. Ei, acorda, está perdendo a melhor parte do filme. E a pipoca ainda nem chegou na metade do pacote.

Rabisco dentro de mim frases curtas que me diz assim "quero o que é meu", "tudo posso, tudo quero, tudo consigo", "vencerei", "sou forte muito mais do que imagino ser", "estou passando mal, mas está tudo bem, estou sem forças, mas continuo caminhando, acho que na próxima esquina eu paro e dou uma respirada profunda, ganho ar e continuo a caminhar. Não sei exatamente o que é, mas desconfio que seja vontade de vencer".

O que eu digo? Pois, basta acreditar que tudo que é seu virá, o que falta é encontrar o caminho que te leva até lá, e durante o percurso a palavra "desistir" nem se quer chegou perto de mim.

Texto: Laila Guedes

*Foto que ilustra a coluna Traços, riscos e rabiscos.

Nenhum comentário: