segunda-feira, 2 de março de 2015

CORPO E VIDA: Um baita de um denunciador


Quando eu era gordinha, das pernas rechonchudas e rosto redondo, houve esse dia em que fui ao gastroenterologista e ele falou que eu tinha refluxo, e que era proveniente do excesso de comida, - a famosa gula. De acordo com o procedimento normal, o médico, solicitou alguns exames para averiguar possíveis doenças que eu poderia ter adquirido devido ao refluxo, disse para eu realizar um exame chamado endoscopia e outro de sangue, incluindo teste de alergia à lactose. Todos exames foram realizados e estavam em perfeita ordem. Tratamento: controlar a GULA! Então, procurei um nutricionista para uma reeducação alimentar.

Sabe o corpo humano? Ele diz tudo. Impressionante como ele é mais esperto do que eu. Dá sinais. Exatamente como você é, o que come, como vive. Baita de um denunciador. Ou senão, não haveria sinais tão diferentes para uma coisa só. Todos tem o físico que buscam, afinal de contas, não é certo que uma pessoa, no caso eu, tenham tanta disciplina, enquanto outras que vivem desregradas tenham os mesmos resultados.

Meu plano alimentar tem desejum, pré treino, pós treino, pós tardio, lanche, jantar e ceia. Há dias em que pulo o café da manhã, e vou direto ao pré treino, ou evito a ceia, pois fui dormir mais cedo. E confesso que é muito mais comida do que antes, só que fracionada de 3 em 3 horas. Gosto da minha rotina, do acordar que vem junto com a caminhada. Do descanso do sentar, o café da manhã, do carinho e cuidado de cada proporção e alimento escolhido para tornar a minha alimentação mais saudável. Do amor mais profundo e a vida, mais leve. Dos treinos diários na academia que requer mais esforço, vontade e disciplina, transpira e ativa. O bem-estar me toma pelos dedos do pé, percorre todo o corpo e traz qualidade de vida para todos os meus dias, especialmente hoje.

Os dias de treinos são tão comuns que até um dia de sábado ou domingo não é muito diferente de uma segunda-feira. Não sei que dia é hoje, mas sei que é dia de treino de quadríceps. Dia das pernas tremerem sobre o aparelho e o estresse muscular dobrar de tamanho a cada repetição de série. Quase sempre vejo, uma nuvem negra, eu meio tonta sinto calafrios. A coluna esquenta por inteira, estou suando frio, e olhando para as pernas, e dizendo: “trema, trema!”, "cresça, cresça!". Espasmos!

Toda vez que digo em uma conversa que como demais ou que vou a academia todos os dias, riem de mim. Quem foi que disse que para ter uma aparência de magra é preciso passar fome? Que é exagero freqüentar academia todos os dias? Bando de desenformado que tira pelo próprio comportamento o do outro. Se gosto de comer muito, treino intenso para acelerar meu metabolismo e gastar tudo que consumo, não minto por tolice – nas vezes que cometi erros grosseiros como interromper quando alguém está falando, mudar o tom de voz, gritar ou falar alto e outras vergonhas, tive refluxo e passei mal. É tão ridícula uma pessoa que obviamente está mentindo. Ou que mente o óbvio. Ou que mente para si mesma.

Simpatizo de imediato com quem assume com felicidade a condição física. Presto atenção. Sou capaz de oferecer uma salada ou uma feijoada. Dou o que melhor te agrada. Se bobear, dou incentivos leves ao perceber descontentamento e frustração. Péssima estratégia é tentar negar o óbvio. Fingir está satisfeito com as gorduras localizadas, roupas apertadas e todo o desconforto que o sobrepeso causa, é enganar a si próprio. E o pior, desistir sem tentar, criticar sem provar. Já fui julgada de chata: por exigir demais, por incentivar e apoiar, por acreditar na força de vontade do outro, por tentar mostrar o quanto meu estilo de vida me faz bem. Complicado quando se tem amor demais envolvido, acabamos desejando sempre o melhor desempenho, a melhor performance. Nunca ofereça uma ajuda para uma pessoa insatisfeita: quase sempre irá te interpretar mal.

Na minha lembrança – cruel – o incentivador é alguém que deseja e incentiva você a alcançar suas metas e objetivos. Hoje, tenho certeza de que eu não exigir nada além do que se possa conseguir – pelo menos a parte das metas e objetivos foram alcançadas. Quando se cumpre o que foi traçado, os resultados virão, caso contrário é pura ilusão. Foi seguindo uma rotina diária de exercício e alimentação balanceada que obtive resultados não somente estéticos, mas saudáveis. Aprendi o que é vencer a si próprio. Provei o sabor da vitória. E vivendo assim, não tenho refluxo. O meu organismo faz questão de evidenciar isso.

Isso que acontece todos os dias, o tempo todo, comigo e independente de mim, isso que os outros chamam de “vida” fica bem pior quando é de mentira.

Texto: Laila Guedes

*A imagem que ilustra a crônica é da Traços, riscos e rabiscos.

Nenhum comentário: