segunda-feira, 2 de março de 2015

MEU PRIMEIRO MERGULHO: No mar de 2015

O MEU PRIMEIRO MERGULHO: no Mar de 2015

Eu nunca vi o mar desta forma. Nunca tomei um banho assim, como hoje. Quando entrei no mar de 2015 pela primeira vez, reencontrei o belo. Não foi no primeiro dia do ano, nem a noite. Foi no terceiro dia, sob a luz do sol. Meu corpo quente lentamente foi se tornando parte daquela imensidão transparente. Então fechei os olhos e passei meu corpo inteiro por debaixo da onda. Mergulho após mergulho, senti meus dedos tocarem a areia. Nunca abri os olhos no fundo do mar. Nunca nadei pelada, exceto quando era bebê. Eu nunca vi um raio tão forte e brilhante cortar o horizonte. 

Hoje eu vi tudo tão diferente. Deu uma impressão de que a natureza falava cuidadosa comigo. Não sei nadar tão bem, não entendo o barulho que o mar faz. Mas escolhi mergulhar, mesmo sem saber nadar e tão pouco sei sobre o mar. Não sei como surgiu, não sei de onde veio tanta água e porque é salgada. Com ondas tão ligeiras, e outras tão calmas. Não sei explicar a sensação de estar no mar, nem qual a cor da água que difere de lugar para lugar. Outro dia aprendi que a cor depende da tonalidade que as partículas de areia e os microorganismos mais comuns na sua superfície refletem quando atingidos pela luz solar. Normalmente é azul ou verde, mas já vi outros tons, como a cor do meu amor. Me sinto à vontade para falar da beleza das águas, porque faço parte do que é belo - o conceito serve tanto para mar como para cachoeiras e rios. Não sei viver sem amor e aprender a nadar está cada vez mais difícil.

Mesmo assim, ainda tenho medo que o mar fique seco, tenho medo do dia em que toda água se esgote – espero que não aconteça. Tenho muito medo do fim e o meu maior medo é um dia não ter nem mesmo a natureza para me escutar.

Eu queria que fosse mais fácil me amar. Mas ainda não sei explicar as variações dessa longa extensão de água. Toda vez que mergulho embolo nas ondas presas no meio termo. E continuo tentando encontrar um jeito e as palavras certas pra dizer - Depois que te conheci, eu nunca passei em frente ao mar sem pensar em você.


Texto: Laila Guedes

Nenhum comentário: