segunda-feira, 2 de março de 2015

FALTA DE AR

FALTA DE AR

O coração é um órgão muscular oco, que bombeia o sangue de forma que circule no corpo. Possue quatro cavidades, dois átrios e dois ventrículos. Tem o tamanho de uma mão adulta fechada. Em média, são 80 batimentos cardíacos por minuto em uma pessoa adulta, contando os batimentos da artéria que passa pelo pulso, sabemos quantas vezes o coração bate por minuto.

O que eu mais gosto no coração é sentir os batimentos quando estou deitada em seu peito. O que menos gosto é quando ele aperta e sinto dores que me faltam até o ar. Quando o ar está fresco, fecho os olhos, e consigo sentir seus batimentos mesmo à distância.

A falta de ar é uma coisa que dá, mas não sei explicar. Faz o coração parar por alguns segundos e não consegue respirar. Isso ocorre quando o coração não está bombeando sangue suficiente para satisfazer as necessidades do corpo. A troca de freqüência é rápida e oscila sem você perceber. Involuntariamente, a janelinha do seu coração ajusta a velocidade dos batimentos para que eles estejam no mesmo ritmo do outro.

Hoje acordei às cinco da manhã, demorei dez minutos para levantar da cama, com o coração meio apertado, procurei por você ao meu lado, e você não estava. Mais tarde, funguei três vezes, coloquei a mão próximo ao nariz para ter a certeza de estar respirando normalmente. Lavei a louca, fiz o café, fechei os olhos e vi você, porque é você quem vejo quando fecho os olhos, você e seu cachorro, você e suas bagunças, você e seu cheiro forte, você e seu olhar que oscila entre o meu quando estamos frente a frente, enquanto você não precisa dizer nada que já compreendo tudo. Já que temos um hábito involuntário de ler pensamentos um do outro. Pode parecer que esqueci, mas a ausência nem sempre significa não estar junto. Não há muito o que dizer. Quando não estou com você é o mesmo que estivesse, mas não sei explicar. É como falta de ar. Ponho a mão sempre no peito para sentir seus batimentos no meu. Você continua aqui dentro de mim.

Texto: Laila Guedes

*Imagem que ilustra a coluna Traços, riscos e rabiscos.

Nenhum comentário: