sábado, 14 de setembro de 2013

O TEMPO



Um ano corresponde ao intervalo aproximado de tempo que a Terra demora para completar uma volta em torno do Sol. E têm uma duração de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 48 segundos aproximadamente. Um ano é também o tempo que o bebê começa a dar os primeiros passos e balbuciar palavrinhas como dá, mama, papa, vó... Ou até mesmo antes disso, com alguns meses, existem bebês tão espertos e agitados que já se sentam, se arrastam, engatinham, sobem escada, levantam-se, dão voltas, põem-se de pé, agarram-se nas grades do berço... Seu sentimento de liberdade é contagioso. É o poder de sair do momento letargia e levantar-se, mover-se, que com toda a certeza é muito importante no desenvolvimento de suas destrezas e confiança.

Mas pense bem, nem todos os bebês são iguais. Acredite, alguns demoram mais de uma ano para o andar, o falar, o movimentar. Até porque não existe uma idade determinada para que o bebê comece a caminhar. Depende de tantas coisas, tantas influências, tanta disposição. Seria assim no calendário gregoriano que realiza-se a cada quatro anos, um ajuste no calendário e adiciona-se mais um dia ao ano, sendo que este ano se denomina bissexto. Oba, então ganhamos mais um dia. No relógio cerca de 24 horas, tais quais as horas são subdivididas 60 minutos e os minutos subdivididos 60 segundos. Logo, temos 24 horas, ou 1.440 minutos, ou 86.400 segundos.

Para Cazuza, o tempo não pára. Para Charlies Chaplin, o tempo é o maior autor. Para Platão, o tempo é a imagem móvel da eternidade imóvel. Mas se for pesquisar no dicionário verás que tempo nada mais é do que a duração das coisas ou fenômenos. Sucessão de dias, horas, momentos. Duração limitada. Período, época. O suceder dos séculos. Estado atmosférico. Estação. Idade. Ocasião oportuna. Conjuntura, ensejo. Duração de cada unidade do compasso. Andamento. Flexão verbal que indica o momento ou época em que se realiza um fato. E pra você, o que é o tempo?

Pessoas diferentes vivem ao mesmo tempo que outras que fazem escolhas apenas nossas, suas, minhas, para fazer do tempo um tempo diferente das escolhas de ontem. O tempo nos traz perguntas, nos faz refletir, questionar, nos mostra respostas, esclarece dúvidas. Pra uns o tempo é sofredor, pra outros o tempo é um bálsamo. De fato, o tempo sempre nos traz verdades, abre caminhos, modifica, transforma, renova, nos faz criança outra vez, tendo que reaprender as coisas básicas da vida. Há tempo pra tudo, mas ele não cura tudo, e ainda nos mostra a face amarga de que não temos tanto controle sobre o nosso, o seu, o meu tempo. E muitas vezes a gente se pega assim com uma idade meio avançada, relembrando tempos bons que vivemos. E há ainda aqueles que esperam o tempo chegar, aquela vez, aquela hora. E tudo passa tão rápido, os dias, as horas, os meses, os bebês crescem, eu cresço, eu envelheço, e eu irei morrer, inevitável, assim como você, como todos nós. Quantos não desistiram de ler esse texto por que é longo demais, ou talvez chato. E o tempo você gastou aqui lendo. O tempo algumas vezes está nas nossas mãos, mas ele pode vim a criar asas e voar tão rápido que a gente não se dar conta, e deixamos muitas vezes de viver, de se permitir, por medos bobos, por pensar e se preocupar demais. Mas nem tudo passa rápido, nem mesmo o tempo... o tempo sem você!

Texto: Laila Guedes

Nenhum comentário: